Tudo foi reformulado em 2007 e o formato com episódios separados voltou a ser exibido. O elenco totalmente modificado, trouxe novamente uma atriz adulta para interpretar a boneca Emília, assim como na versão apresentada nos anos 70 e 80, desta vez a escolhida foi Tatyane Goulart que já havia feito vários trabalhos para a emissora, como as novelas Felicidade de 1991, Quatro por Quatro de 1994, Kubanacan de 2003. A atriz se mostrou muito sensata e carismática ao interpretar a principal  personagem de Lobato,o figurino foi todo modificado, principalmente a roupa da Emília e do Visconde de Sabugosa, que além de estar mais parecido com um sabugo de milho (sem aquele exagero do boneco em 2006), usou  uma maquiagem toda especial no rosto.

A essência de Lobato se perdeu nos últimos anos e o programa investiu pesado na recuperação da simplicidade e da magia das histórias originais do escritor, o núcleo dos personagens da casa ganhou novamente a real  importância  na obra, já que anteriormente eram personagens secundários. Figuras folclóricas como Iara, Saci,Caipora e Cuca  sempre estavam  presente nas histórias com participação ativa.

A bruxa Cuca desta vez não foi  mostrada com traços de um jacaré e sim com um visual mais assustador e a veia cômica que havia na personagem foi abolida, dando prioridade ao lado malvado, característica principal da Cuca e acentuado pela atriz Solange Couto. Os bichos do sítio também foram modificados, o porco Rabicó mudou mais uma vez e teve  participação maior no programa,  para o Conselheiro Burro falante  foram usados efeitos especiais e uma dublagem bem parecida com a versão dos anos 70. O núcleo de Tucanos, foi mais reduzido e divertido também, a atriz Catarina Abdala voltou ao programa interpretando a Dona Carmela, proprietária da pensão ( a atriz foi a Cuca nos anos 80) ela  é também a Mula sem cabeça, aliás até em Tucanos temos  figuras folclóricas: a já citada Mula sem cabeça e o Lobisomem, que na verdade é o delegado da cidade. A parte da vilania ficou representado pelo falso Barão de Tremembé e sua assistente Minerva, dignamente representados pela dupla Nelson Xavier e Pia Manfroni. Apesar de novas músicas e regravações de sucessos antigos serem mostrados no programa, a trilha sonora não foi lançada no mercado fonográfico.

 

   

Elenco:

Bete Mendes - Dona Benta

Rosa Marya - Tia Nastácia

Tatyane Goulart - Emília

Kiko Mascarenhas - Visconde de Sabugosa

Rachel de Queiroz - Narizinho

Vitor Mayer - Pedrinho

Gésio Amadeu - Tio Barnabé

Duda Ribeiro - Jeca Tatu

Gustavo Gasparani - Zé Cabreiro

Ricardo Tostes - Rabicó

Pablo Sanábio - Casca/Cascudo

Fabrício Boliveira - Saci

Solange Couto - Cuca

Humberto Carrão - Caipora

Juliana Galvão - Iara

Nelson Xavier - Barão de Tremembé

Pia Manfroni - Minerva

Renato Borgui - Seu Elias

Catarina Abdala - Dona Carmela

Aramis Trindade - Libério

Sônia de Paula - Dona Miúda

Paulo Gustavo Barros - Delegado Lupicínio

Anderson Lau - Ching Ling

Duda Mamberti - Padre Benedito

Agildo Ribeiro - Coronel Teotônio

Eri Johnson - Arlindo Orlando

Flávia Rubim - Da Graça

Yedda Rego Alves - Dona Madalena

 

   

Episódios:

 

O Saci Contra Ataca

09/04/2007 A 14/05/2007

 

As Invenções do Visconde

15/05/2007 A 08/06/2007

 

O Adorável Abominável

11/06/2207 A 13/07/2007

 

O Programa sai do ar durante duas semanas devido a transmissão dos jogos

Pan-Americanos

 

A Nova Reforma da Natureza

30/07/2007 A 24/08/2007

 

Quem Quiser Que Conte Outra

27/07/2007 A 19/10/2007

 

O Anjinho da Asa Quebrada

22/10/2007 A 07/12/2007