Várias adaptações da Obra de Lobato já foram levadas ao teatro.

Mostramos abaixo quatro produções inesquecíveis:

 

“Sítio do Picapau Amarelo, O Musical”

Mais uma adaptação da obra de Monteiro Lobato chega ao teatro. Este musical estreou em São Paulo no Teatro Procópio Ferreira em 12 de Outubro de 2008 e seguiu temporada até 31 de Março de 2009. Já no Rio de Janeiro estreou no Teatro Oi Casa Grande e cumpre temporada de 06 de Junho a 07 de Setembro de 2009. Muito fiel a obra de Lobato, o animado e ágil musical contou com uma excelente adaptação de Flávio de Souza e uma segura direção de Roberto Talma, que já havia dirigido a versão televisiva da Rede Globo em 2001. Com direção musical de André Abujamra a peça resgatou vários temas musicais já usados no programa clássico dos anos 70 como as canções “Sítio do Picapau Amarelo”, “Narizinho”, “Pedrinho” e “A Cuca Te Pega”, mas também usou “Reino das Águas Claras” de 2001 e algumas canções inéditas criadas especialmente para o musical. Com uma equipe competente que contou com: João Irênio (Cenários), Helena Araújo e Djalma Brilhante (Figurinos), Fernanda Chamma (Coreografias), Maneco Quinderé (Iluminação) Cem Modos (Manipulação dos Bonecos), Valéria Toth (Caracterização) e Ronnie Kneblewski (Direção Musical e Preparação Vocal), o produtor Sandro Chaim soube transportar para o palco toda a magia do mundo de Lobato. No elenco: Suzanah Borges (Dona Benta), Bibba Chuqui (Tia Nastácia), Mariana Elizabetsky (Emília), Tony Germano (Visconde), João Maia (Pedrinho), Ana Paula Grande (Narizinho), Carla Vazquez (Cuca), Francis Helena (Rabicó), Fernando Marianno (Burro Falante), Alberto Tadeu (Quindim e Sapão), Dani Migliozzi (Dona Carochinha), Diego Biaginni (Príncipe Escamado e Aladdin), Arthur Berges (Pequeno Polegar e Peter Pan), Arízio Magalhães (Dr. Caramujo e Capitão Gancho), Vinícius de Loiola (Pinocchio e Smee), Sara Freitas (Branca de Neve e Secretária do Príncipe), Juliana Lago (Cinderela e Dona Aranha) e Marjorie Gerardi (Chapeuzinho Vermelho). Realização: Chaim Produções e Miniatura. Promoção da Rede Globo em parceria com a Globo Marcas.

Agradecimentos ao ator Diego Biaginni que colaborou com informações e fotos da peça.

   

 

Reino das Águas Claras 1998

Terror dos Mares 1999

 

ELENCO:

Ana Saguiá-Dona Benta

Bibba Chuqui-Tia Nastácia

Viviane Alfano-Emília

Armando Filho-Visconde de Sabugosa

Fábio Espósito-Pedrinho

Amanda Costa- Narizinho

Noemi Gerbelli-Cuca -1998

Vanessa Gerbelli- Cuca- 1999

 Adaptação e Co-Direção : Ronaldo Ciandroni

 Músicas e Direção Geral: César Pezzuoli

 Cenografia e figurinos: J.C. Serroni

  Produção Geral: Cíntia Abravanel

 

              Cintia Abravanel produziu o premiado espetáculo No Reino das Águas Claras, adaptado da obra Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Foram realizadas 362 apresentações, de 1998 a 1999, para 105.012 espectadores. O espetáculo foi apontado pela crítica especializada como responsável pelo resgate da obra de Lobato e foi agraciado pela APETESP com 6 prêmios (Coreografia, Iluminação, Cenografia, Figurino, Atriz e Melhor espetáculo infantil). Dando continuidade à proposta de resgate da obra de nosso maior pré-modernista, em 1999 Cintia produziu O Terror dos Mares, adaptação da obra Geografia de Dona Benta, de Monteiro Lobato. Foram realizadas 273 apresentações, de 1999 a 2000, para 75.074 espectadores. O espetáculo foi premiado pela APCA como o Melhor infantil.

         

 

Sitio do Picapau Amarelo

Musical  de Paulo César de Oliveira

Elenco

SusanaAbranches, Jacira Sampaio,Estelita Bell, Carlos Bonow

 Suzana Abranches e Jacira Sampaio voltam a trabalhar juntas interpretando os mesmos personagens da televisão. A boneca Emília ganha mais vivacidade e animação na versão teatral, apesar de ser interpretada pela mesma atriz da TV.